terça-feira, 24 de março de 2009

“Contradições Bíblicas” 400 ou 430 anos de escravidão no Egito?

por betinho
No livro do Êxodo, capítulo 12, verso 40, lemos: Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

Em Atos dos apóstolos, capítulo 7, verso 6: E falou Deus que a sua descendência seria peregrina em terra estrangeira, onde seriam escravizados e maltratados por quatrocentos anos;

Temos a nossa frente duas passagens que nos falam sobre a escravidão do povo de Israel no Egito. Será que elas se referem a dois períodos distintos? Ou será que se referem ao mesmo período? Se forem referentes ao mesmo período, porque uma diz 400 e outra 430 anos?

Realmente, sinto dizer-lhe, mas elas fazem referência ao mesmo período. Então você perspicazmente deve ter concluído: “a bíblia contém erros”, “temos aqui um problema”, “em um lugar ela fala uma coisa, e em outro, outra”, como pode isso?

A essas conclusões, chegamos se não lermos atentamente e prestarmos a devida atenção ao texto e ao seu propósito. Mas isso é fácil para entendermos, vamos analisar o propósito dos textos:

Quando o livro de Atos está falando sobre esse fato, ele esta comentando sobre outras coisas, outros assunto, e “inclusive” menciona período da escravidão genericamente, como quem diz: “ah, o povo ficou no Egito uns 400 anos...”, Estevão está dando um panorama da história antiga.

Já em Êxodo 12, o assunto da escravidão no Egito tem grande preeminência, ali é falado sobre a permanência no Egito, e a ocasião da Páscoa. O texto é mais detalhado, objetivo e específico, então ele nos diz 430 anos.

E isso é fácil de entender, por exemplo:
1. Uma pessoa pergunta a você o seguinte: Faz quanto tempo que descobriram o Brasil? Você genericamente lhe responde: 500 anos! Ninguém vai parar pra responder essa pergunta muito detalhadamente: Olha,o Brasil foi descoberto a 509 anos, 3 meses, 23 dias, 12 horas, 21 minutos e 12 segundos. Bem porque ninguém sabe exatamente a hora que o Brasil foi descoberto. Sem mencionarmos a preguiça e aversão que o povo desse país tem a matemática.
2. Outra pessoa pode lhe perguntar: Quanto você ganha (aliás, que pergunta indiscreta, não a faça, foi apenas para exemplificar o caso)? A essa pessoa indiscreta você dirá: R$3800,00. Em compensação, quando você declara seu imposto de renda à receita federal, lá você colocará R$3832,27. Para receita você esmiúça ao máximo para não haver dúvida.

E assim é na bíblia, existem casos, que são dadas respostas genéricas e abrangentes, em contrapartida, em outros locais, há um lapidar, burilar da informação.

Se nós nos depararmos com um texto, ou conjunto de textos “contraditórios”, nessa nossa jornada de leitura bíblica anual, lembremo-nos: a bíblia é inerrante e infalível!!

Deus nos abençoe!

10 comentários:

  1. Apenas lembrando...

    Que os 430 anos também podem se referir à permanência do povo de Israel no Egito como um todo. Sendo que 400 anos foram de escravidão.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mtoooo bem lembrado!!!

    Gostei..nem sabia disso...
    heheh...

    ResponderExcluir
  4. Faço umas perguntas (01) quando quatrocentos deixa de ser quatrocentos...(02) 400 e 499 é quatrocentos...quatrocentos, quatrocentos e um, quatrocentos e dois, quatrocentos e trës, e assim por diante, Deus não pode mentir! quatrocentos deixa de ser quatrocentos quando ele chega a quinhentos entendeu a centena e quatrocentos e a unidade vai de 0 a 99.

    ResponderExcluir
  5. Interessante esse comentário... Não tinha pensado nisso antes, argumento legal....
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe exatamente quando esses 430 anos começaram (a partir de qual acontecimento) e quando terminaram?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida se refere o tempo de preparativo de 30 anos depois dos 400 anos da escravidão, sendo assim ,os 30 foram anos de paz antes de partirem ao deserto, totalizando assim 430 anos .

      Excluir
  7. O povo de israel teve por origem Abraao, que gerou Isaque, que gerou jaco, na qual Deus mudou seu nome para Israel que teve 12 filhos homens, que originou as 12 tribos de Israel, sendo que Jose, um dos filhos de Jaco foi vendido como escravo para os egipcios pelos seus irmaos por causa de ciumes com o pai. La com o passar dos anos ele interpretou o sonho do farao. Que o Egito passaria 7 anos de vacas gordas (fartura) e 7 anos de vacas magras, onde a seca predominaria em toda terra, entao farao nomeou Jose governador do Egito. Por causa da fome os irmaos de jose foram comprar comida no egito e Jose perdoou seus irmaos e trouxe eles para morarem no Egito. La seus filhos cresceram e comecaram se reproduzir, apos a morte de jose e do farao os egipcios resouveram escravizar o povo de Israel para que eles fossem maioria nao tomasse o Egito. 30 anos foram de liberdade e 400 foram de escravidao totalizando 430 anos de permanencia no Egito.

    ResponderExcluir
  8. TOTAL 211 ANOS
    ESCRAVIDÃO: 91 ANOS

    ResponderExcluir
  9. 430 anos da saída de Abraão de Ur até a Páscoa
    400 anos da aliança de Abraão até a Páscoa

    Para maiores informações, leia:
    http://ameabiblia.blogspot.com.br/search/label/G%C3%AAnesis%20-%20400%20ou%20430%20anos%3F

    ResponderExcluir